Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[TUTORIAL]Primeiro jogo no byond

2 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL]Primeiro jogo no byond Empty [TUTORIAL]Primeiro jogo no byond

Mensagem  Tayllor Qui Set 13, 2012 12:47 am

Tutorial!

1° Passo: Começando...

Primeiro, abra o Dream Maker, e cliquem em File, e
depois New Environment, e escolha o lugar ou pasta que voce deseja que o jogo
fique. Nomeie o projeto para 'tutorial.dme'.

Clique OK.
Agora vá em File > New.. (ou CTRL N
***EH INTERESSANTE USAR ATALHOS.. RSRSRS... FACILITA MUITO MAIS A SUA
VIDA***). Entao uma janelinha ira abrir. Em 'type', selecione Icon File (.dmi
*** LEMBRE-SE... UM ARQUIVO DE ICONE, EH DMI... [DREAM MAKER ICON]), e em nome
coloque 'person' .
Agora, nós temos um icone, e um arquivo Code (codigo ¬¬). Agora, uma tela
diferente ira aparecer. Nessa tela, no topo, devera ter dois botoes, ou icones,
um em formato de paleta (de pintura) e outra uma camera de filmagem. Agora de
um clique na paleta de desenhos . Agora
desenhe algo, uma palito pessoa, o que voce quiser. Faça ele homem logicamente.
Quando terminar, clique em "Back", eh um botao localizado em baixo,
grande o suficiente para voce ver, Ok? Rsrsrs; Depois que voltar, clique de
novo na paleta de cores, e desenhe o mesmo q tinhas desenhado, soh q mulher...
Agora, clique com o BOTAO DIREITO no homem, e clique em Edit State. Selecione o
Movement State, e digite um State Name: Homem. Faça o mesmo com a mulher, soh q
logicamente, em nome, coloque Mulher ¬¬. Agora clique de novo na palete de
cores, e pinte tudo TUDO de verde, para a grama. Nomeie esse icone para grama
(mesmo processo para criar homem e mulher. MAS não MARQUE A CAIXINHA DE SELEÇAO... Se quiser, pode
fazer a água tbm, vcs quem escolhem... não se esqueçam de nomear ele, e agora a
parte + emocionante... CODANDO!

2° Passo: Codando o Basico

Clique duas vezes em 'tutorial.dm' que fica do lado
esquerdo da tela. Ira aparecer uma tela toda em branco para digitar! Primeiro,
voce precisa defirnir o mob. Para fazer é necessario muita tecnica de
concentraçao e ter nascido com o dom, e escrever o seguinte>>>

Código:
mob


Poxa, quase que não consegui rsrsrsrs? Agora voce
precisa definir qual o nome do arquivo que contem os icones. Para fazer isso,
coloque:

Código:
mob


icon = 'person.dmi'

Ok, vc realmente soh colocou o que tem no seu projeto,
facil ne??? .Agora voce precisa de HP, força, e defesa. HP e os outros são
colocados em uma variavel. Voce precisa definir sua variavel no seu mob. Entao
faça isso:

Código:
mob


icon = 'person.dmi'


var


hp = 10


forca = 5


def = 2

Agora nos tem HP (10), força (5), and defesa (2).
Agora, nos precisamos de algo para andar. Agora que vem a grama amiga . vamos
adiante e definir:

Código:
turf


grama


icon = 'person.dmi'


icon_state = "grama"

Voce percebeu isso? Eu usei um Icon state, ou seja, um
icone parado, lembra ate q falei que não era p selecionar a caixinha quando
fizemos a grama?. Um Icon state eh um icone dentro do arquivo .dmi. Agora vamos
fazer o mesmo processo, soh que com a agua.

Código:
turf


agua


icon = 'person.dmi'


icon_state = "agua"


density = 1

Tem coisa nova pora aki de novo, perceberam??.
Densidade. Pode ser ajustada para 0 ou 1. 0 significa que pessoas (players) e
mobs podem andar sobre ela. 1 significa que não pode andar sobre, ou seja, voce
para. Ok. Agora voce já esta quase pronto para dar umas voltas por ae no seu
jogo! Coloque na sua mente que voce éh noob e não da p fazer nada... ainda....
Agora vamos fazer umas variaveis no world (puta q pariu, não preciso traduzir
isso neh?).

Código:
world


name = "Meu primeiro jogo."


turf = /turf/grama

Nome, ajusta o nome do mundo (o que voce ve na hub, e
na pagina). Agora, nos precisamos de um mapa. Va em File>New.., e para o tipo,
selecine Map File (.dmp). Nomeie ele. Aperte Ok. Agora, procure o arquivo que
acabou de criar no lado esquerdo da tela, onde tem os arquivos ¬¬, e selecione
o + na turf. Voce deve ver bem pequeno, em formato de icone tbm, a grama e a
agua. Clique na agua e pinte sobre a grama. Quando voce terminar, clique na aba
que diz 'File' no topo do lado esquerdo da tela.. Agora nos precisamos fazer o
sistema que selecionamos homem ou mulher. Voce precisa fazer um processo Login(). Para fazer isso, voce
simplesmente precisa fazer isso:

Código:
mob


Login()

Simples nao? Nos não acabamos ainda. Agora fazemos as
escolhas.:

Código:
mob


Login()


usr.icon_state =
input("Qual sexo?") in list ("homem","mulher")


usr.Move(locate(1,1,1))

usr, é o usuario, que no caso vai ser vc ou o player.
src eh a source do codigo. Entao c vc usou scr no login , entao src vai ser
quem logar. E para o Move isso vai mover voce para tal coordenada como x,y,z.
Mude o 1,1,1 para onde quer que seja o ponto inicial. Agora voce já esta pronto
para andar pelo seu mundo! Simplesmente va em Build, Compile (or CTRL K), e
depois va para Build de novo e Run (or
CTRL R).

3° Passo: Comunicaçao basica (world,usr,view,oview).

Agora voce vai aprender a usar
<<,usr,world,oview, e view, junto com muitas outras coisas. << is
input, while >> is output. Entao c vc quiser fazer fazer um sistema de
fala, voce precisa fazer uma entrada. Entao o que voce tem que fazer eh:


usr <<
"Essa mensagem é para voce, [usr]"


Não tinhamos usado [usr] ainda, esse tipo assim, q
fica um comando no meio do texto, são as vars, lembra q fizemos no inicio???
entao, são elas entrando em açao... olha um exemplo melhor abaixo. Se vc quiser
mostrar a força para o usuario, vc devera fazer assim:


usr <<
"Sua força eh de [usr.forca]."


View é
algo que voce pode mandar para fazer, (putz, aki admito que caguei na traduçao,
mas no desenvolvimento vcs vai entendendo... ^^). Eh todo mundo na tela do usr
(usuario), ou mesmo vc usa.. tanto faz..... (src, usr, etc). Entao para enviar
algo para alguem na sua visao, simplesmente faça:


view() <<
"Para todo mundo na visao de [usr]"


Voce sempre pode escolher para onde e tanto quer q sua
mensagem va!. Se voce quiser soh para pessoas pertinho de vc, vc faz isso:


view(1) <<
"Para todo mundo perto de [usr]"


Voce pode escolher para tao longe voce quer q a
mensagem chegue. Agora, c vc quiser enviar uma mensagem para TODO MUNDO, voce
pode usar 'world'. World eh como vc sabe... o mundo rsrsrs .


world <<
"Oi, TODO MUNDO! Eu sou [usr]!"

4° Passo: Verbs e Procs

Verbs são comandos. Coisas para carregar mensagens,
atacar, ou qualquer coisa! Procs fazem events para evitar q vc tenha que
repetir codigos e etc. Vamos aprender sobre Verbs primeiro. Para fazer um
verbo, vc precisa:

Código:
mob


verb


Meu_verbo()

//o que quer q seja q
vc queira q o verbo faça


Um underline ( _ ) serve como um espaço entre as
palavras, e procs. No jogo, Meu_Verbo() vai virar Meu Verbo. // (o barra-barra)
age como comentario. Comentar sobre algo, pode ajudar as pessoas e ate voce
mesmo, quando for modificar algo. Agora, com tudo que ensinamos, quero que voce
faça varios verbos. Um enviando a mensagem "oi" para o usr, outra
para quem tiver na area, e uma para o mundo, e um verbo para trasformar a força
do usuario em 1. Se voce não conseguir, eh soh descer aki seu noob... ¬¬


Adicionar_1_para_força()


Código:
usr.forca += 1


Adicionar coisas eh muito simples!! tudo que voce tem
que fazer eh use+=,-=, e *= para coisas matematiacas Agora que voce sabe como,
eu quero que voce faça um verbo, isso envia o numero 5 para o user, começando
com o numero 30. aki um exemplo de como fazer isso:

Código:
mob


verb


Dizer_60()


usr << (100 - 50 - 20) * 2

Isso deve mostrar o numero 60 para voce.. Agora faça
com 30 para 5. Agora vamos aprender procs. Aki ta um exemplo de proc:


Código:
mob





proc


Meu_proc()


if(src.forca > 4)


src <<
"Sua força eh maior que 4"


else


src <<
"Sua força eh menor que 4”

Agora quando voce chamar o Meu_proc(), ele vai fazer
todo o codigo para voce, entao voce não precisa ficar e ficar fazendo o
codigo... facil não?. P testar isso, simplesmente faça isso:

Código:
mob


verb


Meu_proc_call_verb()


usr << "Checando
força..."


sleep(10) // esperar um
segundo.


usr:Meu_proc()


Muito facil. AGORA VAMOS FAZER UM COMANDO DE ATAQUE
lol.
First lets make the base for it.

Código:
mob


verb


Attack(mob/M as mob in oview(1))

Ok, essa eh a base. Voce ve coisa nova nesse
comando.... mob/M as mob. mob/M as mob in oview(1) define M como mob do seu
lado. Agora voce deve saber como. Agora, nos precisamos definir o dano.

Código:
mob


verb


Attack(mob/M as mob in oview(1))


var/dano = usr.forca -
M.def

Isso eh muito facil de entender. O dano que voce faz,
eh sua força, menos a defesa dele. Agora vamos fazer mais coisas =3

Código:
mob


verb


Attack(mob/M as mob in
oview(1))


var/dano = usr.forca -
M.def


if(dano <= 0)


usr <<
"[M] facilmente escapa seu ataque!"


M <<
"Voce facilmente escapa do ataque de [usr]"


else


M.hp -= dano


view() <<
"[usr] ataca [M] por [dano] de HP!"


M:checarmorte()

O que acabamos de ver, faz com que defina c o dano foi
maior ou menor que 0, entao diz para voce, c vc atacou, e ele escapou. Se nao,
ele leva o dano, e mostra p quem estiver na area, e roda o checarmorte proc (o
que nos vamos fazer agora.) agora precisamos fazer o checarmorte() proc.

Código:
mob


proc


checarmorte()


if(src.hp <= 0)


view() <<
"[src] MORREU! EH NOOB"


src.hp = 10



src.Move(locate(1,1,1))


usr.forca += 1


usr.def += 1


Esse processo checa c o HP do usr eh igual ou menor q
0. Se isso for, move ele para 1,1,1, reseta o seu HP, e da para o matador +
stats. Agora seu jogo eh jogavel (hauhauahuahua.. q coisa huahauhua).Talvez
ainda voce queira adicionar alguns mobs ao seu jogo p dar uma apimentadinha.
Agora vamos fazer algumas armas! 1° precisamos de algumas vars para dizer c
estamos usando algo.

Código:
mob


var


armaduraequipada = 0


armaequipada = 0


Agora que temos isso, vamos fazer a arma e a armadura.
1° faça o icone em person dmi, e nomeie ele para arma, e o outro para armadura.
Agora vamos fazer os objetos.

Código:
obj


arma


Pegar()


set src in oview(1)


usr.contents += src


view() <<
"[usr] pega \a [src]"


Jogar_fora()


new/obj/arma(usr.loc)


view() <<
"[usr] joga fora \a [src]"


del(src)


armadura


Pegar()


set src in oview(1)


usr.contents += src


view() <<
"[usr] picks up [src]"


Jogar_fora()



new/obj/armadura(usr.loc)


view() <<
"[usr] joga fora [src]"


del(src)

Ok, bastante coisas novas por aki. set src in
oview(1). \a eh macro. Se src eh maça, isso vai dizer.. jogou fora uma maça.
Agora para equipar e desequipar os itens.

Código:
obj


arma


Pegar()


set src in oview(1)


usr.contents += src


view() <<
"[usr] pega \a [src]"


Jogar_fora()


new/obj/arma(usr.loc)


view() <<
"[usr] joga fora \a [src]"


del(src)


Equipar()


if(usr.arma_equipped ==
0)


usr. += 2



usr.arma_equippped = 1


view() <<
"[usr] equipo uma arma."


else


usr <<
"Voce já ta segurando algo."


Desequipar()


if(usr.arma_equipped ==
1)


usr.forca -= 2


view() << "[usr]
desequipa a arma."


else


usr <<
"Voce não ta carregando isso."


armor


Pegar()


set src in oview(1)


usr.contents += src


view() <<
"[usr] pega a [src]"


Jogar_fora()



new/obj/armadura(usr.loc)


view() <<
"[usr] joga fora [src]"


del(src)


Equipar()



if(usr.armadura_equipped == 0)


usr.def += 2



usr.armadura_equippped = 1


view() <<
"[usr] veste a armadura."


else


usr <<
"voce já ta vestido porra."


Desequipar()



if(usr.armadura_equipped == 1)


usr.def -= 2


view() << "[usr] tira a
armadura."


else


usr <<
"voce não ta carregando nada porra."

Não TAAO dificil neah?? Nada novo aki. Agora para a
arma especial! Digamos que voce queira uma arma que de um 'super slash' ataque,
que da mais ataque que o normal. Voce tem que fazer um verbo 'super slash', mas
não sobre um mob. Vamos colocar sobre mob/ataques, como:

Código:
mob


ataques


verbs


Super_Slash(mob/M as
mob in oview(2)) // pode atacar alguem entre dois espaços


var/dano =
usr.forca - M.def + 5


if(dano <=
0)


usr
<< "[M] facilmente escapou do seu ataque!"


M << "Voce
facilmente escapa do ataque de [usr]"


else


M.hp -=
dano


view()
<< "[usr] super slashes [M] por [dano] HP!"



M:deathcheck()


Entao, sobre o verbo de equipar, vc poe o super
sword... vc c vira ae... ^^


usr.verbs +=
/mob/attacks/verbs/Super_Slash

deem
creditos ao Rcet's(fazer)
Arthur(traduzir)
Eu(organizar)

PS: não imagina como era desorganizado antes.
Tayllor
Tayllor
Membro
Membro

Mensagens : 25
Agradecimentos : 1
Data de inscrição : 22/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL]Primeiro jogo no byond Empty Re: [TUTORIAL]Primeiro jogo no byond

Mensagem  Ryuh Sex Set 14, 2012 1:21 am

Já conhecia,porem obrigado.
Pra min e inultil e pra muitos tambem deve ser agora criar jogo no byond pelo motivo de agora precisar ser Member para cria uma HUB
Ryuh
Ryuh
Novato
Novato

Mensagens : 8
Agradecimentos : 0
Data de inscrição : 27/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos